Dúvidas Frequentes

FUNÇÕES

Dentre as principais funções das câmeras veiculares, que as distinguem de câmeras filmadoras comuns, podemos destacar:

OPERAÇÃO AUTOMÁTICA: uma vez instaladas no veículo não é necessário realizar nenhuma operação manual! Todas as nossas câmeras automaticamente ligam, iniciam a gravação (caso o cartão de memória esteja inserido), salvam as imagens e desligam, sempre junto com a ignição do veículo.

GRAVAÇÃO CÍCLICA: todas os nossos modelos possuem a função de gravação cíclica, que permite que as câmeras nunca deixem de gravar, ainda que atingido o limite de armazenamento do cartão de memória. Para que isso seja possível, as gravações são fracionadas em arquivos, que podem variar entre 30 segundos a 5minutos, a depender do modelo. Assim que a gravação de cada um desses arquivos atingir o limite de armazenamento do cartão de memória, automaticamente os novos trechos atuais de gravação irão sobrescrever os trechos mais antigos.

SENSOR DE FORÇA G: permite salvar trechos de imagens em que tenha ocorrido algum acidente/incidente de trânsito. Quando filmando, se a câmera detectar uma alteração significativa na força G  do veículo (que pode decorrer de algum acidente/incidente), automaticamente a câmera salvará este trecho de imagem, que não poderá será sobrescrito no cartão de memória.

 

INSTALAÇÃO

O projeto original das câmeras veiculares prevê a ligação via cabo de força no acendedor de cigarros do veículo, e não requerem nenhuma instalação profissional ou adaptação, o próprio cliente consegue instalar sem grandes dificuldades. O cabo de força tem mais de 3 metros, suficiente para ser escondido pela moldura do para-brisas até alcançar o bocal do acendedor, sem deixar cabos à mostra ou pendurados, bastando seguir a sugestão abaixo:

Nos modelos com câmera dupla, basta repetir o mesmo procedimento, conforme sugestão abaixo:

O cabo da 2ª câmera tem mais de 6 metros, de modo que possa alcançar a parte traseira, sendo escondido pelos detalhes e molduras de acabamento da extensão do veículo (não é necessária remoção de forro), até alcançar a parte traseira. A 2ª câmera pode ser colada no vidro traseiro com fita dupla face, ou parafusada no para-choque (fita e parafusos acompanham o kit), funcionando como câmera filmadora do trânsito atrás (embora não possa ser submersa em água, suporta bem as ações do clima). Ou então, pode ser fixada dentro do veículo, filmando os ocupantes, motorista e passageiros.

 

OPERAÇÃO DAS CÂMERAS

Sim, faz parte do projeto de uma câmera veicular.

Nossas câmeras já foram testadas por horas deixadas dentro do carro estacionado debaixo do sol do verão, e mesmo esquentando a ponto de não ser possível encostar nelas, não apresentaram defeito decorrente disto.

Porém não é um cenário que recomendamos. O ideal é remover a câmera (nos modelos que permitem remoção) e levá-la consiga ou guardar no porta luvas, quando o veículo ficar muito tempo debaixo do sol (recomendação geral para qualquer tipo de eletrônico).

Sim! O áudio que pode ser habilitado ou desabilitado caso prefira. A captação de áudio é bastante apurada, capta muito bem os menores sons na cabine (piscas, afivelamento de cintos, etc) e conversas.

Não, pois depende da necessidade de cada cliente, preferimos não embutir no preço da câmera algum cartão que não seja o mais adequado para cada cliente, ou obrigar o cliente a adquirir cartão de memória caso já tenha em casa. Os cartões de memória devem ser sempre microSD classe 10 e originais.

Caso necessite também do cartão de memória, por gentileza nos contate!

As câmeras veiculares não possuem um modo noturno propriamente dito, pois para a filmagem do trânsito, não há necessidade de infravermelho, pois há sempre os faróis do veículo e/ou da via.

O que vai determinar a qualidade de gravação noturna é a qualidade das lentes/processador, ou seja, a capacidade de gravação da câmera como um todo, muito bem atendidas pelos nossos modelos HD e FULL HD.

As câmeras veiculares são projetadas para utilização com o veículo ligado, conectadas via cabo de força no acendedor de cigarros, pois a bateria tem duração bastante curta, serve somente para manter salvas as configurações do aparelho.

Porém é possível utilizar a câmera ligada em um carregador portátil, do tipo “power bank” (o mesmo carregador portátil de celular), que pode manter a câmera funcionando mesmo com o veículo desligado.

Além disso, alguns de nossos modelos tem também a função PARK MODE / MONITOR DE ESTACIONAMENTO, que mesmo com a câmera/carro desligados, grava ao detectar mesmo que um leve contato no veículo, geralmente decorrente de uma batida em manobra de estacionamento. Ao sentir o contato no veículo, vai ligar e gravar um trecho curto, automaticamente, com a própria bateria interna do aparelho.